← ver outras postagens

Experimentando o DuckDuckGo

18/02/2012

No início desta semana troquei o mecânismo de busca padrão no meu navegador para o DuckDuckGo.

Pra quem não sabe, o DDG (DuckDuckGo) é um novo mecânismo de busca que se preocupa com minha privacidade. Toda a história é muito longa, mas basicamente, quando você usa o DDG, ninguém (nem eles mesmos) sabe pelo que você buscou e os sites pra onde você vai a partir dele também não conseguem visualizar de onde você veio. Neste site eles explicam tudo isso muito direitinho.

Outra coisa diferente que eles fazem é não personalizar os resultados de acordo com seus históricos de busca ou vida na internet, coisa que o Google anda fazendo com muita frequência (explicado muito bem aqui) e que eu, particularmente, não gosto.

É claro que por ser um mecânismo novo e (ainda) pequeno ele não é tão poderoso quanto o Google, mas aos poucos você aprende a utilizá-lo com tanta eficiência quanto.

Outra grande facilidade do DDG são os !Bangs. É basicamente um atalho para você realizar buscas em quaisquer outros sites, inclusive Google ou Bing, então é bem fácil, caso eu não encontre nenhum resultado satisfatório no DDG, fazer a mesma busca no Google, ex.: "!g meu termo de busca". Você também pode buscar diretamente pelo Google Images (!gi), Amazon (!a), GitHub (!gh) e até algumas outras coisas mais nerds como !php, !mysql e etc. Para ter uma idéia total de todos os !Bangs disponíveis é só ver este link.

Enfim, estes são só alguns dos recursos legais do DDG. Existem muitos outros, todos muito legais e divertidos. Com tantas facilidades dentro de uma ferramenta só, acho que não vou sentir tanta falta de ter o Google como mecânismo padrão, já que posso usá-lo de forma até mais segura via DDG.